RCS em iPhones - Foto: Divulgação

Com o lançamento do iOS 18 pela Apple na última segunda-feira, 16, os usuários do sistema ganharam mais do que a Inteligência Artificial (IA) da big tech, a Apple Intelligence. A companhia finalmente abriu caminho nos iPhones para o RCS (Serviços de Comunicação Enriquecida, na tradução do inglês) – algo esperado pela indústria há algum tempo e comemorado pela GSMA, a associação global das operadoras móveis.

O movimento havia sido anunciado pela companhia ainda no ano passado, com a data da introdução da tecnologia confirmada em junho de 2024. Desenvolvido inicialmente pelo Google, o RCS é considerado uma evolução do tradicional SMS e faz parte dos dispositivos com Android já há alguns anos.

“Este lançamento é o resultado de anos de colaboração entre operadoras de telefonia móvel, fabricantes de dispositivos e provedores de tecnologia. É um avanço na ampliação do uso das mensagens com recursos avançados do RCS para mais usuários, tanto no iOS quanto no Android”, afirma Tom Van Pelt, diretor técnico da GSMA.

Entre os ganhos oferecidos, está a possibilidade de enviar arquivos de mídia maiores, áudios, localizações em tempo real e mensagens de texto via Wi-Fi, deixando de usar apenas as redes móveis das operadoras. Em uma experiência muito mais personalizada, ainda é possível compartilhar músicas de plataformas de áudio ou fotos, por exemplo. 

RCS em iPhones – Foto: Divulgação

Para a indústria de telecom, a abertura da empresa da maçã é importante para ampliar e popularizar a tecnologia entre mais pessoas. A estimativa é que existam mais de 2 bilhões de iPhones espalhados pelo mundo.

“Esta será a primeira implementação de criptografia padronizada e interoperável entre diferentes plataformas de computação, enfrentando desafios técnicos significativos, como federação de chaves e controle criptográfico de grupos. Além disso, os usuários terão proteções mais fortes contra golpes, fraudes e outras ameaças à segurança”, diz Van Pelt.

Segundo o diretor da GSMA, embora este seja um grande marco, é apenas o começo. Agora, ele afirma que é importante garantir que o perfil universal do RCS adicione proteções essenciais aos usuários, como criptografia de ponta a ponta interoperável. Também depende de cada operadora móvel liberar os serviços no iPhone. 

Fonte: Teletime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui