A Roblox quer representar 10% da receita mundial do mercado de games, segundo o seu diretor executivo e cofundador David Baszucki. De acordo com ele, isso seria possível quando plataforma alcançasse 1 bilhão de usuários ativos diários. Atualmente, a marca tem cerca de 79,5 milhões de usuários diariamente. O comentário foi feito durante a 10ª Conferência Anual de Desenvolvedores Roblox, aonde a empresa também divulgou seus novos produtos e funcionalidades.

O CEO enfatizou que para conquistar esse objetivo, a companhia está focando em ajudar criadores de conteúdo de sua plataforma a unir pessoas, desenvolvendo seus negócios na Roblox.

Novos recursos para jogos e música

Ainda no evento realizado na Califórnia, a plataforma divulgou que disponibilizará um novo conceito de interação em seus jogos. Chamada de Turmas, a funcionalidade viabilizará jogar em grupo. Para crianças acima dos nove anos, a comunicação por texto é liberada, desde que o usuário tenha smartphone verificado. Enquanto os que têm 13 anos ou mais poderão interagir por voz, dentro e fora da Roblox (Android, iOS). O lançamento deve ocorrer até o final de 2024 e, inicialmente, terá apenas a opção com voz disponível.

Outra novidade está relacionada à música. Através da marca, os usuários poderão desfrutar de uma experiência de áudio imersiva, podendo se conectar com artistas emergentes. Essa iniciativa deve abrir novos horizontes para os músicos, aumentando o alcance do conteúdo e a relação com seus fãs. Ela contará com duas funções: O que está tocando? e Paradas Musicais. Para compartilhar o conteúdo na Roblox, o artista interessado precisará apenas fazer o upload no DistroKid. A integração ajudará também os criadores de jogos a ofertarem novas experiências.

Assistência para desenvolvedores

Com o intuito de ajudar criadores a concretizar seus negócios dentro da tecnologia, a Roblox oferecerá diversos novos recursos. Entre eles está a venda de produtos físicos, a partir do início de 2025. A comercialização deve ocorrer de forma integrada com sites de e-commerce e tem como primeiro parceiro oficial a Shopify. Para auxiliar os criadores quanto à melhor estratégia de venda, será disponibilizada uma ferramenta que testará determinados preços com uma base de usuários interessados em determinada experiência de acesso. Com base nisso, será possível definir qual é o valor que atrai a maior parte do público. 

Ainda sobre preços, a Roblox deve alterar em breve sua política. Os itens oferecidos por desenvolvedores passarão a se basear no comércio local, com o objetivo de promover maior acessibilidade. Até então, os preços eram os mesmos para todas as localidades. O comércio pela plataforma deve crescer, já que a empresa desenvolveu o Programa de Afiliação de Criadores, que recompensa desenvolvedores, influenciadores e estúdios por trazerem novos usuários para a empresa, através de um link personalizado. A iniciativa já está aceitando candidaturas.

Experiência com maior qualidade

Para que todas as pessoas que utilizam a Roblox tenham acesso a interações de melhor qualidade, a marca desenvolveu o Harmonia. Com ele, o motor de streaming do cliente e do servidor serão otimizados para que os usuários tenham uma boa experiência independentemente do dispositivo que utilizem. A companhia também dará continuidade ao seu recente lançamento de ferramentas de IA generativa, que otimizam o tempo gasto por desenvolvedores em ajustes cotidianos. Uma delas é o Modelo Fundamental 3D, que terá código aberto para comandos de texto, vídeo e entradas 3D. O projeto, no entanto, ainda está em fase inicial. 

Fonte: MobileTime

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