O golpe da falsa central telefônica de bancos é uma praga que aflige o país desde meados do ano passado. No universo de brasileiros que possuem smartphone, 65% já receberam esse tipo de ligação e 11% efetivamente perderam dinheiro com esse golpe, informa pesquisa inédita Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre identificação e autenticação digitais, cujo relatório integral será lançado na próxima quarta-feira, 18.
A incidência de recebimento desses telefonemas é maior entre pessoas das classes A e B (74%), do que entre aqueles das classes C (67%) e D e E (61%). A proporção aumenta conforme a idade: 16 a 29 anos (61%), 30 a 49 anos (65%) e 50 anos ou mais (69%). A diferença não é significativa por gênero: mulheres (64%), homens (67%).
Esses números indicam que o alvo preferido dos golpistas são pessoas mais velhas das classes A e B e sugerem que a base de dados dos fraudadores possivelmente está segmentada para essa finalidade.
O perfil médio das vítimas do golpe
O perfil médio das vítimas, contudo, é diferente. Quem mais cai no golpe são homens, jovens, das classes D e E. Enquanto 13% dos homens perderam dinheiro com esse golpe, o percentual é de 9% entre as mulheres. Por idade: 17% dos jovens de 16 a 29 anos de idade perderam dinheiro com o golpe da falsa central telefônica, ante 10% daqueles com 30 a 49 anos e 9% daqueles com 50 anos ou mais. Por renda familiar mensal: classes D e E (15%); C (6%), A e B (7%).
A pesquisa entrevistou 2.067 brasileiros que possuem smartphone e acessam a Internet, entre os dias 10 e 29 de julho de 2024. O relatório integral será lançado nesta quarta-feira, 18.
MobiMeeting Finance + ID
As melhores práticas de combate a fraudes em serviços financeiros digitais serão discutidas por representantes de bancos, redes de arquirência e bandeiras de cartão no painel de abertura do MobiMeeting Finance + ID, evento organizado por Mobile Time no dia 30 de outubro, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br
Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time
Fonte: MobileTime