Telefónica, Ericsson e Matsuko completaram com sucesso a prova de conceito (PoC) que permite fazer chamadas holográficas a partir do discador de um smartphone compatível com o IMS (IP Multimedia Subsystem) Data Channel.
A integração de chamadas holográficas diretamente em aplicativos de discador foi bem-sucedida sem a necessidade de se ter uma segunda aplicação no telefone celular.
O que é IMS Data Channel
O IMS Data Channel é uma tecnologia que aprimora as redes de voz IMS existentes. Ela aproveita características da rede de telefone – como qualidade de serviço, confiabilidade, mobilidade contínua e segurança – e ao mesmo tempo implementa novas capacidades de comunicação interativa e imersiva.
A Telefónica realiza desde 2021 PoCs com parceiros como Ericsson e Matsuko para demonstrar a viabilidade e o potencial de integrar o IMS Data Channel com serviços comerciais em especial em smartphones 5G.
Comunicação para chamadas holográficas – a Prova de Conceito
Essa PoC faz parte do projeto europeu 6G-XR. De acordo com a Telefónica, as empresas foram bem-sucedidas em demonstrar chamadas holográficas usando dispositivos compatíveis com o IMS Data Channel da série Samsung Galaxy S, onde o rosto e o torso do chamador podem ser capturados e transmitidos como um holograma em tempo real para o receptor.
Coube à operadora coordenar as atividades da PoC como prestadora do serviço.
Já a Ericsson forneceu a infraestrutura e os serviços IMS.
E, por fim, a Matsuko desenvolveu a tecnologia holográfica e aplicativos para visualizador e apresentador. A PoC conseguiu demonstrar a transmissão de um holograma unidirecional (do apresentador para o visualizador) com áudio bidirecional entre eles.
O serviço holográfico foi integrado de forma transparente aos discadores nativos dos smartphones.
Fonte: MobileTime