Pelo segundo mês consecutivo, o marketplace Temu (Android, iOS) foi o aplicativo mais baixado no Brasil, com 6,8 milhões de instalações em agosto, embora seja um volume 12% menor que o registrado em julho, quando teve 7,7 milhões de downloads no país. Os números são da AppMagic e somam as lojas App Store e Google Play.
O grande destaque em agosto, contudo, foi o crescimento do Threads (Android, iOS), provavelmente embalado pela crise do X, cujo serviço no Brasil está bloqueado desde a última sexta-feira, 30. O Threads saltou da décima posição em julho para a quinta, em agosto, com um aumento de 20% em quantidade de downloads, passando de 3 milhões para 3,6 milhões.
O crescimento do Threads puxou também o volume de downloads do Instagram, pois as contas em ambos são associadas. Embora tenha mantido a vice-liderança em downloads no Brasil, o número de instalações do Instagram aumentou 27%, subindo de 5,1 milhões para 6,5 milhões entre julho e agosto, chegando bem perto do líder Temu.
Outras novidades no ranking foram os retornos de WhatsApp e Gov.br entre os 10 mais baixados no lugar de Shein e Jogos Offline, que deixaram a lista em agosto.
Veja abaixo a lista dos dez apps mais baixados em agosto no Brasil
- Temu (6,8 milhões)
- Instagram (6,5 milhões)
- Mercado Livre (5 milhões)
- TikTok (4,8 milhões)
- Threads (3,6 milhões)
- Capcut (3,6 milhões)
- Shopee (3,3 milhões)
- WhatsApp (3,3 milhões)
- Gov.br (3,3 milhões)
- Nubank (3,2 milhões)
Fonte: MobileTime