A Siri, assistente virtual da Apple, passa a atender com mensagens de texto também no novo iOS 18, lançado nesta segunda-feira, 10, no WWDC. E será possível trocar de voz para texto quando a pessoa assim desejar. A robô será turbinada com a Apple Intelligence, a solução de IA generativa apresentada na conferência voltada para desenvolvedores, tornando sua conversa mais natural, com contextos mais relevantes e personalizados. E, para completar, a Apple confirmou a parceria com a OpenAI ao anunciar a integração do ChatGPT à Siri e às ferramentas de escrita de todo o sistema nas plataformas da Apple. Vale dizer que a robô recebe 1,5 bilhão de pedidos por dia.
Na prática, as pessoas poderão escolher se querem acessar o ChatGPT ou não. O acesso acontece de graça e sem necessidade de fazer login, permitindo que os usuários acessem sua experiência – bem como seus recursos de compreensão de imagens e documentos – sem a necessidade de alternar entre as ferramentas.
A Siri também melhora seu entendimento naquilo que está sendo pedido. Caso a pessoa erre e corrija na conversa, ela entende a informação correta. Ou seja, caso o pedido seja para ver o tempo em São Paulo, mas eu corrijo para Rio de Janeiro, ela informa como estará o clima na Cidade Maravilhosa. E a assistente entende o contexto, mesmo se a conversa é interrompida rapidamente. Assim, se a pessoa pedir para criar um evento “viagem”, Siri entenderá que a viagem é para o Rio de Janeiro.
E, para escrever uma mensagem à robô, o usuário deve dar dois cliques na parte de baixo da tela do iPhone e um teclado aparece.
O sistema de busca da Siri também está mais sofisticado. Caso esteja procurando um app, mas não lembra o nome, basta descrevê-lo que a assistente encontrará.
Será possível pedir para a Siri encontrar algo que não se sabe se está num e-mail, numa mensagem ou em uma nota compartilhada.
Outra solução prática é preencher um formulário usando a imagem da sua identidade. Neste caso, Siri encontra a foto da carteira no app Photos, extrai o número dela e digita no formulário.
Um novo exemplo dado na apresentação do WWDC é a possibilidade de a robô lembrar de combinações feitas em conversas casuais (no Messages, por exemplo). Ou seja, se marcou um almoço em uma troca de textos, Siri poderá lembrar a pessoa do encontro.
AirPods integrado à Siri
A Siri recebe novos incrementos na integração com os AirPods como acenar sim ou balançar como um não para responder aos anúncios da assistente. A partir do AirPods Pro (segunda geração), basta a pessoa acenar sim ou não com a cabeça para que a robô entenda se ela deseja ou não atender a uma ligação, por exemplo.
O device também melhora a qualidade de áudio de uma chamada com o Isolamento de Voz, que bloqueia os ruídos externos durante uma ligação.
As atualizações dos AirPods também fornecem uma melhor latência de áudio sem fio para jogos móveis e adicionam áudio espacial personalizado para incrementar a jogabilidade.
Fonte: MobileTime