Olá pessoal,

Essa semana vou falar sobre a internet 3G e por que eu a considero um “quebra galho”, continue lendo:

Eu já utilizei internet 3G das 4 principais operadoras: Vivo, Claro, Tim e Oi, atualmente estou utilizando Tim e Vivo, a tim em um modem 3g e a vivo no meu celular iPhone.

3G é internet móvel:

Há quem use o 3G como internet local, ou seja, a internet que está em sua casa, escritório ou empresa , muitas vezes por falta de opção de serviço, mas essa não é a finalidade da internet 3G, a ideia é que ela seja móvel para celulares, notebooks e tablet’s e que se use de vez em quando, por isso tem as franquias de consumo: para que quem utiliza muito não consuma a pouca velocidade disponível na rede. A internet ideal para se usar a todo momento em um local será a 4G que está será lançada em breve em algumas capitais.

Por que a internet 3G não funciona tão bem e sua velocidade nunca bate:

A principal razão pelo não funcionamento, quedas, etc, é o sinal 3G, por exemplo se você estiver em um local muito fechado com muitas paredes, ou se estiver muito longe da torre de transmissão 3G mais próxima provavelmente o sinal do 3G será fraco e com isso vão ocorrer quedas, lentidões, etc. Lembrando que o sinal de celular pode estar no máximo mas você pode estar “pegando” o sinal 3G de outro lugar. Também tem o fato de que sua região pode não ser coberta por 3G, com isso ele fica mudando de 3G para 2G e isso gera uma queda além de lentidão.

Agora se o sinal 3G onde você está utilizando é excelente ai temos vários outros fatores que podem comprometer a velocidade do 3G, dentre eles eu destaco:

  • Muitos clientes estão conectados no mesmo local: cada antena tem um limite de velocidade que ela suporta, se tiver muitos usuários conectados na mesma antena a velocidade será comprometida.
  • Mesmo que tenha poucas pessoas conectadas na mesma torre de transmissão, pode ser que a torre em si receba uma velocidade baixa de internet, assim não terá velocidade suficiente para atender a todos.
  • Problemas diversos com a operadora: torres de transmissão com problemas, vendeu mais velocidade que tem disponível, sistemas com erro, dentre muitos outros.
  • Sites com problema, pode ocorrer que o site que você está acessando esteja com problemas de lentidão, indisponíveis dentre outros.

Minha experiência em cada operadora:

Vivo: foi uma das primeiras operadoras que utilizei o 3G, foi bem no começo da tecnologia, na época não era feito o corte da velocidade ao atingir a franquia e a velocidade sempre chegava aos 3Mbps, era muito boa, depois que foi ficando mais popular a velocidade despencou e agora diminuem a velocidade antes mesmo de atingir a franquia.

Atualmente uso ela meu celular, um iphone, no plano Vivo On e no celular até que funciona bem, chega a atingir 1 mega em alguns momentos e é “grátis” dentro do pacote de R$ 36 que pago mensalmente. Onde vou a Vivo tem sempre a melhor cobertura 3G porém os planos de dados dela são muito limitados e bem caros.

Tim: ela tem uns planos bem legais e bem acessíveis sem frescura, só paga o dia que utilizar. A desvantagem é o sinal, sua cobertura é muito baixa e normalmente só atinge os “centros” das cidades. Normalmente sua velocidade chega aos 1Mbps prometidos.  Atualmente eu utilizo ela em um modem 3G quando viajo ou quando minha internet via rádio cai, o que ocorre com frequência.

Claro e Oi: tive a oportunidade de testalas , mas na minha cidade a cobertura é menor que a Tim e seus planos também não são muito em conta.

Conclusão:

Internet por 3G é um “quebra galho” devido aos vários fatores que podem comprometer seu funcionando, fora os custos para ter o serviço que são muito caros, eu só recomendo para quem vai utilizar de vez em quando, em um caso de emergência ou onde não tem opção mesmo.

Que venha a internet por cabo para todos!

Abraço, até a semana que vem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui